Imagem capa - 03 FATORES SOBRE O ALGORITMO DO INSTAGRAM por Karolini Bride | Marketing Digital
EmpresaRedes SociaisMarketing Digital

03 FATORES SOBRE O ALGORITMO DO INSTAGRAM

Meu amigo Marquinho vulgo co-fundador e executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg está sempre inovando; o que me deixa maluca às vezes. 

Quem trabalha nessa área digital mal consegue respirar com tantas informações e atualizações. Mas, tudo que precisamos saber está no nosso alcance, basta dominar!

Você sabe como funciona o algoritmo do Instagram?

Segundo o Insta, três fatores determinam principalmente o conteúdo do seu feed: interesse, oportunidade e relacionamento.

Se você costuma interagir com postagens que apresentam natureza, por exemplo, o algoritmo dá preferência a imagens e vídeos relacionados a natureza ao organizar seu feed. A tecnologia de trabalho em andamento funciona de forma semelhante às hashtags.


OPORTUNIDADE refere-se à data e hora em que uma imagem ou vídeo é postado, por isso é tão importante fazer uma analise minuciosa sobre os melhores dias e horários que seu público está navegando. É improvável que um usuário comum veja algo postado há mais de alguns dias.

Finalmente, o Instagram reconhece a importância dos relacionamentos.

Afinal, os usuários de mídias sociais estão lá para ver o que seus amigos, familiares, celebridades, profissionais e marcas favoritas estão fazendo. Está virando clichê, mas quanto mais você e outro usuário interagirem, seja por meio de curtidas, comentários, DMs (sup) ou tags, mais freqüentemente você verá o conteúdo do outro. É por isso que você já deve estar cansado de ouvir “comenta na minha foto, foto nova no perfil, ative as notificações, etc.”


RELACIONAMENTO

Por exemplo, os posts de sua mãe nunca terão tantos likes quanto os da Bruna Marquezine. Mas como você provavelmente gosta e comenta os posts de sua mãe com freqüência, e pode marcar um ao outro em suas fotos, o algoritmo do Instagram entende que você quer ver o que ela está postando, mesmo que ninguém mais esteja envolvido com o conteúdo dela.


O que isso significa para as marcas: é importante desenvolver relacionamentos contínuos com seus seguidores. O engajamento consistente é mais valioso do que o engajamento esporádico, então saiba o que seus seguidores querem ver e se envolva, dê a eles mais desse conteúdo.

Se você quer que os seguidores interajam com suas postagens, dando-lhe um impulso importante nas categorias de algoritmo de interesse e relacionamento, você não pode tratar o Instagram simplesmente como um meio de transmissão. É uma rede social, então você precisa ser social.


Lembre-se do conceito de rede social

Ao longo dos dias, talvez isso passe despercebido, mas este é um conhecimento que faz toda a diferença durante o caminho para atingir suas metas.


Observações importantes:

Vídeos não classificam universalmente mais altos. Em toda a plataforma, o algoritmo trata fotos e vídeos igualmente.

No entanto, os usuários que costumam assistir e interagir com vídeos verão mais vídeos no feed. Os usuários que rolarem os vídeos anteriores e se concentrarem no conteúdo da foto verão mais fotos.

“Não favorecemos contas que usam partes diferentes do aplicativo mais do que outras”, disse a designer de produtos Christina d’Avignon à Recode.

Isso significa, se o seu público tende a assistir e se envolver com os stories, você deve postar stories. Se eles gostam de vídeo ao vivo, você deve postar um vídeo ao vivo. Dar aos usuários o que eles querem aumentará o engajamento geral e enviará poderosos sinais de interesse e relacionamento.


A única maneira de melhorar seu conteúdo é produzir um ótimo conteúdo

Soa óbvio, certo? Mas vale a pena repetir. Se você fornecer conteúdo de qualidade de maneira consistente e alinhada às expectativas dos seus seguidores em relação à sua marca, incentivará o envolvimento que aumenta esses sinais de interesse e relacionamento.

No próximo post vou contar sobre como fazer o algoritmo do Instagram funcionar a seu favor, outras informações importantes para você ter domínio na ferramenta.

Esse assunto é bem extenso e pra não ficar cansativo, vou alinhar mais detalhadamente por tópicos. Mas, se você tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários ou entrar em contato, terei o maior prazer em poder te ajudar.